sábado, 14 de junho de 2008

O caso da febre amarela

Por Eduardo Guimarães

Prezado Nassif, quero relatar a você e - se for de seu entendimento - pedir sua repercussão de um fato importante nas relações da sociedade com a dita grande mídia.

O ministério Público Federal acatou o pedido de investigação da ONG que presido - Movimento dos Sem Mídia - contra Folha, Globo, Estadão, Veja, Correio Brasiliense, Jornal do Brasil, Época, IstoÉ na questão do alarmismo sobre pseudo epidemia de febre amarela urbana no Brasil, que causou até a morte de uma pessoa e adoecimento de dezenas, em número superior ao dos que adoeceram por suspeita de febre amarela.

Esses adoecimentos extra-febre amarela se deram por conta de reações adversas à vacina em pessoas que se vacinaram sem necessidade movidas apenas pelo alarmismo dos meios de comunicação. O MPF deliberou que irá notificar os meios de comunicação da investigação e que está requerendo ao Ministério da Saúde dados sobre a febre amarela no Brasil nos últimos 20 anos, bem como estudos desse ministério sobre o comportamento da mídia no período.

O material está todo no meu blog e peço que você dê uma olhada.

enviada por Luis Nassif

Nenhum comentário: