sábado, 5 de abril de 2008

Embrapa cria larvicida ecologicamente correto

Segundo bióloga, produto é eficaz para matar a larva do mosquito da dengue e inofensivo aos homens

LUCAS REIS
DA FOLHA RIBEIRÃO

Um larvicida desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), ecologicamente correto e inofensivo ao homem, será aplicado no combate às larvas do Aedes aegypti em Jardinópolis, cidade que tem apenas um caso de dengue.
O anúncio foi feito ontem em evento na cidade, quando o produto -chamado Bt-horus -foi apresentado a prefeitos da região, entre eles Welson Gasparini (PSDB), de Ribeirão Preto, que já contabiliza 267 casos da doença.
O larvicida foi industrializado por uma empresa de biotecnologia de Brasília. Segundo Rose Monnerat, bióloga e pesquisadora da Embrapa, o larvicida já foi testado em quatro cidades do país -São Sebastião (DF), Rio das Ostras (RJ), Sorriso (MT) e Três Lagoas (MS)- , com resultados satisfatórios.
Desenvolvido em 2005 pela Embrapa, o produto é feito a base da bactéria Bacilus thuringiensis, usada no controle de insetos. No Estado de São Paulo, será a primeira vez que o larvicida será utilizado.
"O produto é altamente eficaz para matar a larva do mosquito da dengue e é totalmente seguro à saúde de todos e ao meio ambiente. Se alguma criança beber um pouco da água com o larvicida, não tem problema nenhum", disse.
Outra vantagem apontada pela bióloga é a possibilidade de a população colaborar na aplicação do produto. "Cada residência poderá ter um frasco com o larvicida e, após orientação, o próprio cidadão o aplicará em casa", disse.
"É uma divisão de responsabilidade entre o município e a população", disse o prefeito Gasparini, que pretende aguardar os resultados obtidos em Jardinópolis antes de adotar o produto em Ribeirão.

Nenhum comentário: