sábado, 26 de abril de 2008

Semente de moringa pode matar mosquito

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

Pesquisadores da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) descobriram que a semente da árvore moringa oleifera, encontrada em todo o país, pode ser usada para combater as larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre amarela.
Segundo o estudo, uma das proteínas contidas nas sementes, a lectina, impede o processo de digestão da larva, provocando sua morte por desnutrição. Os testes de campo, que revelarão por quanto tempo o produto continua agindo, deverão ser iniciados na próxima semana.
De acordo com a coordenadora da pesquisa, Patrícia Paiva, as vantagens do uso da semente em relação a outros larvicidas são o baixo custo de produção, a toxidade nula ao homem nas proporções utilizadas e a eficiência do produto. "Os mosquitos estão criando resistência aos inseticidas comuns".
Iniciado em 2005, o estudo com a semente mostrou que o produto é eficaz nas quatro fases de desenvolvimento das larvas. Nos testes realizados pela universidade, foram utilizadas sementes moídas puras e diluídas. Nos dois casos, após a definição das doses, os insetos não se desenvolveram.

Nenhum comentário: