domingo, 29 de julho de 2007

Você concorda com a premiação de professores por desempenho?

OESP

Medida é uma das prioridades da nova secretária
A socióloga Maria Helena Guimarães de Castro assumiu na quarta-feira a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e recebeu do governador José Serra a orientação para que priorizasse, entre outras medidas, a gratificação por desempenho para profissionais da área. Os professores seriam avaliados de acordo com o desempenho de seus alunos em exames de verificação de aprendizagem, como a Prova Brasil. O objetivo é estimular os mais dedicados.

Resultado da enquete:

Sim> 56,72%
Não> 43,28%

MARILSE ARAUJO
MESTRE EM EDUCAÇÃO E ASSESSORA DA AÇÃO EDUCATIVA

Os gestores da educação, especialmente em São Paulo, têm como ponto de partida uma premissa que merece reflexão: a crença de que o professor é, individualmente, o agente superpoderoso do processo de aprendizagem. Isso implica a desconsideração de outras variáveis importantes que interferem no desempenho dos alunos, como as condições de trabalho dos educadores (salário, jornada, quantidade de alunos em sala, etc.), a forma de organização da escola e o orçamento da educação. Essa medida, além de reiterar a freqüente culpabilização dos professores pelos resultados negativos, pode contribuir para a reprodução das desigualdades dentro do sistema de ensino, pois, tendencialmente, premiará o professor que disponha de melhor infra-estrutura e trabalhe nos bairros mais centrais, com alunos com maiores condições sociais e apoio familiar. Talvez o raciocínio deva ser invertido, ou seja, oferta de salários diferenciados para estimular professores com mais experiência e melhor qualificação a trabalharem nas condições mais adversas desse sistema escolar, tão heterogêneo.

>>“É preciso diferenciar o profissional eficiente do amador”

JOAQUIM PEDRO VILLAÇA

MEMBRO DO CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SP

A idéia de que “quem sabe, sabe ensinar” é uma afirmativa falsa. O professor não é alguém que apenas tem conhecimento e capacidade de pesquisar, mas alguém que conhece as técnicas da transmissão do saber e tem habilidade para estabelecer a relação ensino-aprendizagem. A avaliação do professor é algo fundamental quando se pensa na relação professor-aluno e deve permitir diferenciar o profissional eficiente, do “amador”, ou seja, daquele que faz da atividade de ensinar uma alternativa ao desemprego. O governo estadual tem investido na qualificação dos professores fazendo parcerias com as universidades paulistas e utilizando a Rede do Saber na educação a distância. O programa de avaliação do desempenho docente vem completar o esforço para melhorar a atividade, ponto mais importante de um sistema educacional. A forma mais eficiente de melhorar o ensino é recompensar os professores que têm atuação diferenciada - seja pela dedicação, que começa com a assiduidade às aulas, seja pelos melhores resultados com os alunos e pelo esforço em melhorar o desempenho.

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