quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

O jeitinho brasileiro

Por Rui Daher

Até me constranjo, Nassif, em trazer este assunto para um Trivial que homenageia Ari Barroso. Justo ele que sabia como ninguém dar um "jeitinho" para criar obras-primas musicais e pérolas futebolísticas.

Mas este é o espaço reservado para assuntos variados, então, aqui vai, com a licença de Ari. Hoje, a "Folha" nos traz a notícia do lançamento do livro "Cultura das Transgressões, Lições do Brasil", organizado por FHC e Marcílio Marques Moreira.

Escrevem o livro vários pensadores tucanos e quase-tucanos. A tese lá desenvolvida, apoiada em estudo do Banco Mundial e pesquisa do instituto Latinobarometro, é de que o "jeitinho brasileiro" atrapalha nossa economia. Fato que tende a ser resolvido mediante as pressões internacionais advindas com a globalização.

Mais que sempre, hoje é dia de sentir falta de Darcy Ribeiro, Celso Furtado e Gilberto Freyre. Dadivosa, a "Folha", no mesmo caderno (Dinheiro), nos informa que "Escândalo de sonegação europeu se espalha". Em pelo menos treze países. Não duvido que os participantes do livro atribuam o fato aos brasileiros que para lá emigram.

Leia aqui sobre o escândalo da sonegação.

Nenhum comentário: